CURSO DE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE
2008/09 (1º SEMESTRE)
BIBLIOGRAFIA

1.TEORIA
ARGAN, G. C., FAGIOLO, M., Guia de História da Arte, Lx., Estampa, 1992.
CALABRESE, Omar, Como se lê uma Obra de Arte, Lisboa, Edições 70, 1997
FOCILLON, Henri, A Vida das Formas, Lisboa, Edições 70, s.d. *
FRANCASTEL, Pierre, A Realidade Figurativa, S. Paulo, Ed. Perspectiva, s.d. *
LEROY – GOURHAND, André, O Gesto e a Palavra, 2 vols., Lisboa, Ed. 70, s.d.
PANOFSKY, E., Estudos de Iconologia (…), Lisboa, Estampa, 1982. *

2.HISTÓRIA DA ARTE – GERAL
GOMBRICH, E. H., História da Arte, Lisboa, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1988. *
HUYGUE, R. (dir.), El Arte y el Hombre, Barcelona, Planeta, s.d., 3 vols.*
JANSON, E. W., História da Arte, Lisboa, F. C. Gulbenkian, s.d. *
PIJOAN, J., História da Arte Universal, Lisboa, Edições Alfa, 1972.
MARTÍN GONZÁLEZ, J.J., Historia del Arte,2 vols., Madrid, Editorial Gredos, 7ªed, 1994.

3. DICIONÁRIOS
CHASTEL, André, et alli. (eds.), Dictionnary of Art, 28 vols., London-New York.
KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Ed. Presença, s.d.
READ, Herbert, Dicionário da Arte e dos Artistas, Lisboa, Ed. 70, s.d.
SUMMERSON, I., The Classical Language of Architecture, 2ª ed., London, Thames and Hudson, 1988

4. PERÍODOS HISTÓRICOS
4.1. ANTIGUIDADE
GRÉCIA
AA.VV., Grèce Classique, s.l., Gallimard, s.d.*
AA.VV., Grèce Hellénistique, s.l., Gallimard, s.d.*

4.2. ROMA
ALARCÃO, Jorge, Portugal Romano, Lisboa, Ed. Verbo, 1972 .
GARCIA Y BELLIDO, A., Arte Romano, Madrid, C.S.C.I., 1972.
BRILLIANT, R., Roman Ar, s.l., Phaidon, s.d.
MARROU, H. I., Decadência Romana ou Antiguidade Tardia?, Lisboa, Edª. Aster, 1979.
TOYNBEE, J. M. C., A Arte dos Romanos, Lisboa, Ed. Verbo, 1972.

4.3. IDADE MÉDIA
BALTRUSATIS, J., Le Moyen Âge Fantastique, s.l., Flammarion, s.d.*
DUBY, Georges, O Tempo das Catedrais (…),Lisboa, Ed. Estampa, 1988. *
FOCILLON, Henri, L’ Art des Sculpteurs Romans, Paris, P.U.F., 1964.
FOCILLON, Henri, O Ano Mil, Lisboa, Estampa, 1977
FOCILLON, Henri, Arte do Ocidente. A Idade Média Românica e Gótica, Lisboa, Ed. Estampa,1980.
FREEDBERG, David, El Poder de las Imágenes, Madrid, Cátedra, 1992
HUIZINGA, Johan, O Declínio da Idade Média, 2ª ed., Lisboa, Ulisseia, 1985
GARNIER, F., Le Langage de l’Image au Moyen Âge, Paris, Le Léopard d’Or, s.d.*
GRABAR, A., Les Voies de la Création en Iconographie Chrétienne, s.l., Flammarion, s.d.*
KRIS, Ernst; KURZ, Otto, Lenda, Mito e Magia na Imagem do Artista., Lisboa, Presença, 1988.
Von SIMSON, Otto, A Catedral Gótica, Lisboa, Presença, 1991

4.4. RENASCIMENTO E MANEIRISMO
ARGAN,G. C., Storia dell’ Arte Italiana, vols. II e III, Florença, Sansoni, 1974.
FRANCASTEL, P., Peinture et Societé (…), Paris, Denoël/Gonthier, s.d.
FRlEDLÃNDER, M., De Van Eyck a Breughel. Les Primitífs Flamands, Brionne, Gérard Monfort, 1985
HARTT, F., A History of Italian Renaissance Art, Londres, Thames&HUdson, 1984.*
LEGRAND, Gérard, A Arte do Renascimento, Lisboa, Edições 70, 2000
PAIS da SILVA, J., Estudos sobre o Maneirismo, Lisboa, Ed. Estampa, 1986.
PANOFSKY, E., Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental, Lisboa, Ed. Presença, s.d. *
PANOFSKY, E., La Perspectiva como Forma Simbolíca, 6ª ed., Barcelona, Tusquets, 1991.
PANOFSKY, E., Arquitectura Gótica e Escolástica, S. Paulo, Martins Fontes, 1991

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